Início Contato

Contato

ENDEREÇO
Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, s/n, travessas 4 e 5 – Cidade Universitária – São Paulo – 05508-020

TELEFONE
11 3091-0553

Entre em contato preenchendo o formulário abaixo

PERGUNTAS FREQUENTES

1. Como surgiu o Caeni?

O Caeni surgiu em 2001, como um <i>think tank</i> autônomo para pesquisas e treinamento na área de negociações internacionais. Era, portanto, um centro de pesquisa privado e, em 2005, passou a ser um laboratório de pesquisa ligado ao departamento de Ciência Política da USP.

2. Qual é o status institucional atual do Centro?

A partir de Setembro de 2012 o Caeni passou a ser um Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP), ainda ligado formalmente ao Departamento de Ciência Política. Formalmente a denominação do Caeni passou a ser NAP-Caeni.

Título do Box

O conteúdo do box vai aqui, clique no botão editar para alterar este texto.

3. Qual o significado prático da mudança do status institucional do CAENI para NAP?

São dois os aspectos mais importantes. O primeiro tem a ver com a possibilidade da presença de um maior número de colaboradores, inclusive de pesquisadores brasileiros e estrangeiros fora da Universidade. O segundo está relacionado à adoção de um programa de estudos ligado às Relações Sul-Sul. As pesquisas sobre essas relações Sul-Sul passam a agora a ser mais sistemáticas no âmbito do Centro.

4. Como se dá o recrutamento de pesquisadores do CAENI?

O Centro recruta pesquisadores por projeto. Na medida em que surgem projetos que demandem pesquisadores fazemos um chamada para a seleção. Também mantemos uma base de currículos de interessados que podem ser usadas para seleção de projetos. O currículo pode ser enviado para o <a href=”https://web.archive.org/web/20170107170259/mailto:caeni@caeni.com.br”>caeni@caeni.com.br</a>

5. Quais são as principais linhas de pesquisa do CAENI?

A agenda de pesquisa do Centro é, dentro do campo de relações internacionais, bastante ampla. As linhas principais são: política externa brasileira, relações sul-sul; coalizões internacionais, adesão aos regimes internacionais, legislativo e política externa, empresariado e negociações internacionais, cooperação internacional e experimento em ciência política e relações internacionais.

6. Os cursos têm uma oferta regular?

Dois cursos têm uma oferta regular. Duas vezes por anos oferecemos o curso de Capacitação em Negociações Internacionais e uma vez por ano o Avançado em Negociações Internacionais. Chamamos, para facilitar, Capacitação e Avançado.

7. Há outros cursos além desses?

Sim. Temos vários outros que são oferecidos esporadicamente. Na área de métodos quantitativos oferecemos com mais regularidade Os seguintes cursos: estatística, SPSS, Stata, R e programação em R. Temos agora um curso novo de <i>Introdução ao Inglês para Negociações Internacionais</i>. Para maiores informações ver o site <a href=”https://web.archive.org/web/20170107170259/http://www.caeni.com.br/”>www.caeni.com.br</a>) ou pelo facebook (www.facebook.com/caeni.usp

8. Como é possível obter descontos nos cursos CAENI?

Há duas formas. O estudante que frequentou um dos nossos cursos passou a ser ex-aluno do Caeni. Assim, o seu próximo curso, qualquer que seja, receberá desconto. A outra forma é fazer parte de uma instituição parceira do Caeni.

9. É necessário ser aluno ou funcionário da USP para frequentar os cursos CAENI? Há pré-requisitos?

Não. Os cursos são abertos à comunidade em geral. Não há pré-requisitos para a participação nos cursos Capacitação e Avançado. Nos demais cursos os instrutores definem se há pré-requisito ou não. De todo modo não precisa ser da USP para participar.

10. Se a minha instituição não for parceira, é possível firmar uma parceria?

Sim. É um processo muito simples e rápido. Basta enviar uma mensagem ao caeni@caeni.com.br solicitando a parceria. Um termo de parceria será assinado pelos representantes das duas instituições.

11. Como ter acesso as pesquisas do CAENI?

O site (www.caeni.com.br) é de livre acesso e exibe os resultados das pesquisas. Na seção Publicações do site pode ser encontrado um conjunto de <i>working papers</i>, que estão disponíveis gratuitamente. Há também seminários de pesquisa abertos ao público.